Escultura Menino com Rodinha - Ditinho Joana
Escultura feita em Jacarandá maciço, acompanha certificado de autenticidade da obra.
Fora de estoque
São Bento do Sapucaí - SP
Ditinho Joana nasceu no Bairro do Quilombo, em São Bento do Sapucaí (SP), e depois de trabalhar muitos anos como lavrador, iniciou sua carreira de escultor aos 29 anos, em 1974.
A descoberta de seu dom se deu a partir de uma raiz morta, que mexeu com sua imaginação. Nela, Ditinho enxergou a forma de vários bichos, e surgiu então o desejo de esculpir a madeira para dar vida às figuras que habitavam seu imaginário.
Sua mãe, no entanto, impediu a transformação daquele pedaço de madeira, pois alegou que dessa forma a peça poderia se tornar aquilo que a imaginação quisesse. E esse foi o grande impulso para começar a criar suas esculturas.
Sua peça mais emblemática tem um significado precioso: "a botinha representa caminhada da vida. Subi e desci. Andei de pressa e devagar. Cansei e descansei. Entristeci e me alegrei, e assim, sempre caminhei. Hoje estou gasta e cheia de marcas, mas com certeza valeu a pena"
Sua mãe, ainda que humilde, sempre foi grande apoiadora de seu trabalho artístico, e ela está retratada em muitas de suas peças. Ditinho Joana tem como principal característica registrar com muita sensibilidade uma parcela representativa do povo brasileiro: a comunidade rural, da qual sempre fez parte. Essa é a explicação por retratar suas figuras com pés grandes.
Sua primeira exposição foi em 1979, em São Paulo, e neste mesmo ano foi avaliado por Pietro Maria Bardi no MASP, ganhando um espaço para mostrar seu trabalho.
Hoje ainda continua esculpindo com seus três filhos, retratando com maestria o povo da roça.
Tamanho: 26cm altura (medida aproximada)
Valores por unidade/peça. Por se tratar de produtos artesanais, podem ocorrer variações em dimensões, cores e peso. As cores mostradas nas fotos podem apresentar variações conforme a tela ou monitor utilizados pelo usuário
Código de referência: 574