Sergina Xavier
Vale do Jequitinhonha (MG)A artesã Sergina tem 54 anos de idade e mora na comunidade de Campo Alegre, município de Turmalina. Começou a trabalhar com barro aos 10 anos de idade, e aos 21 anos se casou e teve 3 filhos: 1 rapaz e 2 moças. Ela nos conta que no inicio fazia as peças e saia a pé, de madrugada, para vender em uma cidade próxima, tendo que usar o dinheiro da venda para comprar comida.
O Vale do Jequitinhonha já esteve entre as regiões mais pobres do país, e através do artesanato, as mulheres conseguiram dar um novo contorno à realidade Local. A seca fazia com que os homens abandonassem o local em busca de trabalho, e as esposas acabavam ficando longos períodos sozinhas em casa.
Foi nessas condições que elas viram no barro, matéria prima abundante na região, uma nova fonte de renda para conter o êxodo rural. Juntas conquistaram reconhecimento pelo seu trabalho, e reescreveram não apenas sua própria história, mas transformaram a realidade local, que se tornou um verdadeiro polo artístico.
Sergina conta que a vida melhorou bastante, e que hoje trabalha com artesanato porque ama, quando está fazendo suas peças esquece dos problemas pois faz com amor. Cada peça é ornamentada com pigmentos 100% naturais, os tons são extraídos do próprio barro e pintados com pena de galinha.